Atividade: Ficha de texto 1
Padrões de codificação de caracteres
-» Os padrões de codificação de caracteres representam o relacionamento entre um conjunto de caracteres e outro conjunto de algo ( números ou pulsos elétricos ) que têm como função facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos muito vistos são o caso do código morse , código ASCII , e código Unicode.
Código ASCII
-» A tabela de código ASCII teve origem nos anos 60 do século 20 pois foi necessário criar um padrão que pudesse ser utilizado por todos os computadores tornando a comunicação e troca de dados mais fácil e simples. Esta tabela utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres muitos deles adequados apenas à língua inglesa , por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos . Para se obter um caracter ASCII num processador de texto, a partir do teclado, pressiona-se a tecla ALT e simultaneamente no teclado numérico, digita-se o código da tabela ASCII correspondente ao carácter pretendido.
Código Unicode
O código Unicode é um código que define todos os caracteres de grande parte dos idiomas do mundo tendo sido desenvolvido em conjunto por diversas companhias. Os códigos disponibilizados permitem representar conjuntos até 4 bytes (32 bites) para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de certas línguas. Este código é muito mais extenso que o código ASCII codificando uma grande variedade de caracteres (acentuados , símbolos de pontuação, técnicos e matemáticos.
Tiago em código ASCII utilizando como fonte graffiti
Web grafia
Etiquetas: Codificação de caracteres
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial