No dias de hoje , recorremos muito à informação que se encontra presente na internet. Todavia esta informação nem sempre é credível. A desinformação consiste na utilização das técnicas de comunicação para dar uma falsa ideia de realidade e induzir os utilizadores em erro. A sua gravidade varia consoante o nível de omissão da informação , da diminuição da sua importância e alteração do seu sentido.
As desinformações são muitas vezes utilizadas para proteger interesses privados e obter benefícios sociais e económicos. Muitas pessoas já foram levadas a comprar produtos (ex: comprimidos) devido a informações falsas colocadas nas redes sociais. A utilização da desinformação tem aumentado consideravelmente devido ao surto da COVID 19 sendo por isso necessária uma análise ainda mais cuidada à informação presente na internet.
O vídeo em baixo pode ajudar a compreender um pouco melhor o que é a desinformação:
A deep fake é uma ferramenta que permite a manipulação de vídeos ou imagens cujos principais alvos são as figuras públicas. Esta ferramenta tem evoluído devido à inteligência artificial que permite a troca de rostos e expressões labiais que por vezes formam videos convincentes mas cuja informação é errada.
O vídeo em baixo pode ajudar a compreender um pouco melhor o que é a deepfake.
As fake news consistem em informações falsas colocadas principalmente na internet. Estas são muitas vezes usadas para beneficio económico (através da publicidade digital) , e para criar boatos com o intuito de disseminar uma informação falsa de algo ou alguém.
As fake news constituem também um perigo para as democracias uma vez que , à semelhança da desinformação , dão uma falsa ideia de realidade pondo em causa todos os padrões da nossa sociedade . As fake news têm vindo a aumentar a sua area de ação devido aos diversos meios tecnológicos chegando assim a um maior número de pessoas . Assim é necessário reforçar novamente que toda a informação que consultamos exige uma análise extremamente cuidadosa, para assim não cairmos no "engodo" destas fake news.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial