A biometria consiste numa ciência tecnológica que mede e analisa dados biológicos. No contexto das tecnologias de informação e comunicação a biometria corresponde ao conjunto das tecnologias que permitem a medição e a análise de características do ser humano , tais como o ADN , as impressões digitais e padrões faciais e de voz . Estes dados são posteriormente autenticados (processo que constituí três fases :captura, extração, e comparação) .
Quais são os principais sistemas de leitura biométrica que existem?
Existem muitos aparelhos que permitem realizar uma leitura biométrica , No entanto os mais utilizados são os seguintes:
-» Sistemas de identificação- Através deste sistema os dados do utilizador são comparados com todos os modelos guardados. Se os dados do utilizador estiverem guardados , o sistema irá identifica-lo.
-» Sistemas de verificação- Neste sistema o processo é um pouco diferente do anterior, para se confirmar a quem um conjunto de dados pertence , é necessário inseridos dados e comparados com uma template gravada ( ex: cartão). Este processo é mais rápido e segura do que o sistema de identificação.
Equipamentos utilizados na recolha de dados biométricos
-» Leitores de impressões digitais.
-» Software que converte informação digitalizada em digital.
-» Bases de dados.
Quais as utilizações práticas da biometria?
A biometria é muito utilizada em diversos setores de atividade. É utilizada como uma arma contra o crime visto que permite pois permite identificar suspeitos com maior facilidade e rapidez. Para além disto a biometria é utilizada em muitos outros setores , tais como, a saúde, a hotelaria, a industria etc, como modo de armazenamento de informação mais seguro, impedindo crimes relacionados roubo de identidade.
Em caso de duvidas penso que o video abaixo pode esclarecer as mesmas.
-» Os QR codes (Q-quick , R-response) são símbolos bidimensionais que foram criados em 1994 no Japão por um empresa designadas Denso Wave ( subsidiária da toyota) para realizar uma catalogação mais rápida e eficaz dos produtos disponíveis.
-» Os QR codes são utilizados para armazenar URL´s , divulgar mensagens ou páginas na internet . Por ser possível descodifica-los com dispositivos móveis ( smartphones tablets entre outros ) são muito utilizados por empresas numa tentativa de divulgar e fazer publicidade à sua marca.
Aqui estão alguns exemplos de QR codes e alguns sites onde os podem criar
1. QR code cuja função corresponde a divulgar um Blog.
.
2. QR code cuja função é divulgar uma mensagem .
3. QR code cuja função é divulgar um vídeo.
Algumas aplicações que podem ser utilizadas na criação de QR codes
Para concluir , os QR codes são ferramentas úteis que permitem a troca rápida e eficaz de informação como pude constatar com esta experiência , sendo uma mais valia para muitas empresas e instituições.
Por fim convido todos a descodificar os QR codes colocados anteriormente e a ver os seus conteúdos , e seguidamente usar as aplicações que vos indiquei e criarem os vossos próprios QR codes.
No dias de hoje , recorremos muito à informação que se encontra presente na internet. Todavia esta informação nem sempre é credível. A desinformação consiste na utilização das técnicas de comunicação para dar uma falsa ideia de realidade e induzir os utilizadores em erro. A sua gravidade varia consoante o nível de omissão da informação , da diminuição da sua importância e alteração do seu sentido.
As desinformações são muitas vezes utilizadas para proteger interesses privados e obter benefícios sociais e económicos. Muitas pessoas já foram levadas a comprar produtos (ex: comprimidos) devido a informações falsas colocadas nas redes sociais. A utilização da desinformação tem aumentado consideravelmente devido ao surto da COVID 19 sendo por isso necessária uma análise ainda mais cuidada à informação presente na internet.
O vídeo em baixo pode ajudar a compreender um pouco melhor o que é a desinformação:
A deep fake é uma ferramenta que permite a manipulação de vídeos ou imagens cujos principais alvos são as figuras públicas. Esta ferramenta tem evoluído devido à inteligência artificial que permite a troca de rostos e expressões labiais que por vezes formam videos convincentes mas cuja informação é errada.
O vídeo em baixo pode ajudar a compreender um pouco melhor o que é a deepfake.
As fake news consistem em informações falsas colocadas principalmente na internet. Estas são muitas vezes usadas para beneficio económico (através da publicidade digital) , e para criar boatos com o intuito de disseminar uma informação falsa de algo ou alguém.
As fake news constituem também um perigo para as democracias uma vez que , à semelhança da desinformação , dão uma falsa ideia de realidade pondo em causa todos os padrões da nossa sociedade . As fake news têm vindo a aumentar a sua area de ação devido aos diversos meios tecnológicos chegando assim a um maior número de pessoas . Assim é necessário reforçar novamente que toda a informação que consultamos exige uma análise extremamente cuidadosa, para assim não cairmos no "engodo" destas fake news.
A multimédia digital é muitas vezes definida como todos os meios que utilizamos para divulgar uma mensagem . No âmbito das tecnologias de informação e comunicação esta é definida como a utilização diversificada de meios (como textos , gráficos , imagens , vídeo e áudio) sendo que depois a informação vai ser processada pelo computador , armazenada e seguidamente transmitida digitalmente.
Origem etimológica da palavra
Alguns autores também deram a sua opinião no que toca à definição de multimédia digital como foi o caso de Fluckiger, Chapman e Gonzalez
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto,gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman, 2000
“Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é atecnologia que cria a experiência – multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia.”
Gonzalez, 2000
Realidade Virtual
A realidade virtual pode ser definida como a imitação de um sistema do mundo real . Esta tenta representar o comportamento de um sistema físico ou abstrato através do comportamento de outro sistema , que pode ou não dar a sensação de inclusão ao utilizador estimulado um ou todos os seus sentidos . Os ambientes da realidade virtual resultam do desenvolvimento e investigação com GUI.
Tipos de realidade virtual
Realidade não imersiva
-» Este tipo de realidade virtual dá ao utilizador uma sensação de não inclusão , sendo que este não se sente parte do ambiente virtual. (Ex: Jogar um jogo de computador utilizando o rato, o teclado ou o joystick estimula penas a nossa visão pelo que não nos da ideia de que pertencemos ao ambiente virtual.)
Realidade imersiva
-» Este tipo de realidade virtual fornece ao utilizador uma sensação de inclusão no ambiente virtual . A utilização de aparelhos como capacetes de visualização , auscultadores e luvas de dados faz com que a visão não seja o único sentido a ser estimulado sendo também estimulados a audição e o tato.
Realidade aumentada
-» A realidade aumentada é um tipo de realidade que gera camadas invisíveis criadas por um software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real o que a torna mais significativa e consequentemente torna a interação do utilizador para om o ambiente virtual maior.
Em caso de dúvidas nos conteúdos abordados anteriormente o vídeo abaixo pode ajudar a esclarecer as mesmas.