Compreensão de técnicas de compressão
-» As técnicas de compressão da informação têm como objetivo reduzir o tamanho ocupado pelos dados de forma a poderem ser transmitidos de forma eficiente e com a maior qualidade possível. Estas técnicas podem ser de dois tipos.
-» Sem perdas- Quando a compressão, seguida de descompressão , preserva na totalidade os dados da imagem.
-» Com perdas- Quando a compressão, seguida de descompressão , leva à perda de parte da informação relativa à imagem , sendo que esta pode ser ou não sensível à nossa perceção visual.
Formatos de ficheiros para imagens Bitmap
BMP (Bitmap)
-» Corresponde ao formato mais vulgar e mais utilizado. Não é necessário realizar cálculos com este formato uma vez que pois quanto mais pixéis uma imagem tiver maior será a sua qualidade. É o formato mais popular no entanto não é comprimível pelo facto de não possuir nenhum algoritmo de compressão.
GIF ( Graphics Interchange Format)-» O formato GIF é um tipo de formato com compressão sem perdas ou seja o conteúdo não apresenta défices de informação quando é descomprimido. Por necessitarem de pouco espaço do computador este formato é ideal para desenvolver páginas na internet. É preciso ainda denotar que os conteúdos deste formato ganham qualidade à medida que o carregamento ocorre.
JPEG
-» É um formato com compressão com perdas ou seja quando os ficheiros são descomprimidos perdem qualidades. Este formato elimina características redundantes . Algo repetido em pontos adjacentes ou duas cores muito parecidas não serão distinguidas a olho nu. É usado em em paginas web por ocupar pouco espaço.
PDF
-» É um formato criado pela Adobe Acrobat sendo muito usado para converter e comprimir substancialmente diversos ficheiros ( como texto ou imagens) quando o objetivo é enviar esta informação para outros computadores bastando que o outro computador possua instalado no computador o formato Adobe Acrobat ou outro programa que seja compatível com o formato PDF.
PNG
-» Este formato foi criado para ultrapassar as limitações do GIF. Suporta um variedade maior de cores e até 48 bits de profundidade no entanto não comporta animação. Para que este comporte animação é necessário instalar outro programa chamado APNG.
TIF
-» É um formato sem compressão sendo o maior em termos de tamanho e o que apresenta melhor qualidade. É o mais indicado para tratamento de imagem antes de ser convertido para qualquer outro formato. É ainda muito utilizado em programas bitmap e em softwares de digitalização.
Web grafia
Apontamentos fornecidos pelo professor.
https://www.tecmundo.com.br/software/119207-saiba-4-principais-formatos-imagens.htm
Etiquetas: programas/formatos